2/02/2011

0

A inversão dos grandes impérios. Apple vs Sony.

  • 2/02/2011
  • Jailbreak Japan®
  • A alguns dias a Sony revelava seus planos para 2011 em termos de plataformas e gadgets, mas, apesar da tremenda força bruta do NGP, nada apresentado lá foi o que o publico em geral sempre espera da Sony — bem diferente do que costuma acontecer com lançamentos da Apple.
    Na verdade que nem sempre foi assim: houve um tempo em que os japoneses da Sony eram responsáveis pelos produtos mais impressionantes do mundo, só que a empresa de Steve Jobs de alguma forma conseguiu roubar esse papel.

    Pesquisando a origem disso que Jeff Yang, do San Francisco Chronicle, escreveu um artigo sensacional traçando um paralelo da Sony revolucionaria com a Apple dos dias de hoje, iniciando pela filosofia por tras do design e da administração das duas empresas e finalizando pela decadencia da linha de produtos da biggest Sony, enquanto o smart phone da Apple invade o mercado japonês.
    Inúmeras sao as  informações interessantes nesse texto, fizeram que se tornasse difícil saber por onde começaria, contudo venho a destacar esse paragrafo, que consegue expressar a ideia que ele tenta passar:
    A conquista bem-sucedida do território da Sony pela Apple pode ser vista como a evidência final de que a companhia de Cupertino é o que Alan Deutschmann [autor de A Segunda Vinda de Steve Jobs] chama de “sucessora espiritual” da Sony. “Com Jobs, a Apple tem o tipo de paixão por design e inovação que a Sony tinha em seus áureos tempos”, disse. “Tudo o que ela faz é ‘a melhor coisa que já fizemos’, algo que vai ‘mais uma vez mudar o mundo’. E, recentemente, na maioria das vezes ela acerta.”
    É uma leitura fantástica, que fala sobre o passado das duas companhias, da obsessão que Jobs tinha pelos produtos da Sony, da disciplina para dizer “não” e da filosofia zen Ma (間), que tem tudo a ver com o design Apple-like e que parece ter sido esquecida pela companhia japonesa.


    0 Responses to “A inversão dos grandes impérios. Apple vs Sony.”

    Post a Comment

    ATENÇÃO
    1. não estamos mais aprovando comentários com perguntas. Caso sua dúvida seja sobre o iPhone 2G, 3G, dirija-se ao dev-Team.

    2.em artigos antigos, os comentários foram desabilitados.

    Atenciosamente, Equipe Macintosh Brasil (The Jailbreak Rules)

    Popular Posts

    ShareThis

    Subscribe